Procura-se Bons Empregos


Desemprego, salários baixos e instabilidade do emprego são algumas das questões críticas que, segundo as pesquisas, mais preocupam os latino-americanos. Para explicar essas questões foram apresentados inúmeros argumentos, muitos dos quais se converteram em crenças. A edição 2004 do Relatório de progresso econômico e social na América Latina desmente muitas dessas suposições à luz de um exame exaustivo do funcionamento dos mercados de trabalho na última década e de como eles foram afetados pelas condições macro e socioeconômicas. A dinâmica emprego-trabalhador, o novo perfil da oferta de mão-de-obra, o impacto das reformas estruturais e o papel da tecnologia e das instituições são alguns dos grandes temas deste relatório, que parte de um diagnóstico claro e preciso dos problemas como única via para prescrever o tratamento mais eficaz. "... um estudo esplêndido, exaustivo e muito necessário para compreender a situação dos mercados de trabalho na América Latina. Os autores passam de um diagnóstico rigoroso a uma análise séria das opções em matéria de política. É leitura obrigatória para quem quer que esteja interessado em compreender por que, depois de anos de reformas, o desempenho da região continua abaixo de seu potencial econômico. Recomendo-o enfaticamente." Sebastian Edwards, Universidade da Califórnia, Los Angeles

Dicas para quem está desempregado - por Max Gehringer


Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/02/2009, com dicas para quem está desempregado.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui).



Dicas para quem está desempregado

Escreve o ouvinte Paulo Roberto: "estou desempregado há 4 meses", diz ele. "Felizmente tenho algum dinheiro guardado e esse não é o meu principal problema. Dureza mesmo, é aquela angústia de ficar parado e me sentir meio inútil. Tenho gasto meu tempo atualizando e mandando currículos, e tentando fazer contatos com antigos colegas. Mas, a maioria deles nem atende as minhas ligações, o que me deixa mais angustiado ainda. Não sei mais o que fazer. O que você sugere?"

Aqui vai uma listinha de coisas que você poderia fazer, Paulo Roberto:

Primeira coisa: cursos, cursos rápidos de um dia. Não importa o conteúdo, você vai conhecer gente. E sempre é importante conhecer gente.

Segunda coisa: trabalho voluntário. Procure uma ONG e comece a dar a sua colaboração. Além de conhecer mais gente, você vai melhorar o seu currículo. As grandes empresas estão cada vez mais ligadas em responsabilidade social. E você poderá dizer, numa próxima entrevista, sem precisar inventar, que você se dedica ao trabalho comunitário.

Terceira coisa: cuide de sua saúde. Faça um checkup, um tratamento dentário. São cuidados importantes, que a maioria dos executivos não toma, porque diz que não tem tempo. E você agora tem tempo.

Quarta coisa: faça exercícios, caminhe todos os dias. Isso ajuda a relaxar. Como mandar currículos e ligar para quem não atende, só ajuda a estressar, uma coisa compensa a outra.

Quinta coisa: leia muito e aproveite para se atualizar. Se você tem um micro, descubra aquela infinidade de pequenos truques dos programas que você usa nas empresas, como o Word, Excel e o Powerpoint. A maioria das pessoas que utiliza esses programas, não conhece nem 20% do que eles podem oferecer.

Hoje, ficar desempregado não é uma vergonha. É apenas uma circunstância. Você não está perdendo tempo, Paulo Roberto. Você ganhou um tempo, para fazer coisas que nunca havia pensado em fazer. Ficar angustiado é a pior maneira de aproveitar esse tempo.

Max Gehringer, para CBN.